terça-feira, 7 de junho de 2016

Turismo em Niterói

Opções de passeios turísticos em Niterói para todos os gostos. Além de participar de debates, é possível aproveitar a viagem do Congresso para conhecer um pouco da cidade sede. De bonitas praias a museus e parques, a lista, divida por áreas e bairros de Niterói, contempla diversas opções.

Praia de São Francisco/ Foto: Karlla Gavazzoni

CENTRO E ARREDORES

Pôr-do-sol na orla do campus do Gragoatá
Endereço: Campus do Gragoatá - UFF
O que é: A orla do campus Gragoatá da UFF possui uma das mais belas vistas da cidade. Você poderá observar a Ponte Rio-Niterói, o movimentado centro financeiro do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. O pôr-do-sol é especialmente bonito.

Foto: Marcos Kalil

Centro Cultural dos Correios
Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-060
O que é: Conhecido como Palácio dos Correios por sua suntuosidade, foi inaugurado em 1914 pelo então presidente Venceslau Brás. Reformado recentemente, abriga, no primeiro pavimento, duas salas de exposição e uma sala para oficinas. No segundo pavimento, há mais quatro salas de exposição, a sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários.

Foto: http://blog.correios.com.br/

Mercado de Peixes São Pedro
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 55 - Centro, Niterói - RJ, 24020-000
O que é: Fundado em 1973, o mercado é um dos mais tradicionais da região metropolitana e oferece peixes e frutos do mar fresquíssimos e até raros. Localizado na Ponta D’Areia, são 39 boxes com um diferencial: você pode comprar e pedir para preparar as iguarias em um dos restaurantes e bares no segundo andar.
Foto: Marcos Kalil
Praça Popular de Niterói (Caminho Niemeyer)
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto - Centro, Niterói - RJ, 24020-011
O que é: Trecho ainda inacabado com três obras finalizadas do arquiteto Oscar Niemeyer. O Memorial Roberto Silveira, inaugurado em 2003 e que tem cerca de 200 mil títulos digitalizados sobre a cidade e sobre o ex-governador Roberto Silveira. No local também funciona o Teatro Popular, criado em 2007, e o prédio da Fundação Oscar Niemeyer.

Foto: http://www.neltur.com.br/

Praça JK (Caminho Niemeyer)
Endereço: Aterro da Praia Grande, entre os bairros do Centro e São Domingos
O que é: Outra obra que integra o projeto “Caminho Niemeyer”, feita para simbolizar a majestade futurista do governo JK.

Museu Petrobras de Cinema (Caminho Niemeyer)
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 1354 - São Domingos
O que é: Projetado para ser o maior museu cinematográfico do Brasil, o prédio também contará com cafés e cinemas, A abertura ao público está prevista para agosto de 2016.

Plaza Shopping
Endereço: Rua XV de novembro, 8, Centro
O que é: Maior shopping center da cidade.

ICARAÍ, INGÁ, BOA VIAGEM E SÃO DOMINGOS

MAC - Museu de Arte Contemporânea (Caminho Niemeyer)
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ • CEP: 24210-390
O que é: Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.
Foto: Marcos Kalil
Foto: Marcos Kalil


Ilha da Boa Viagem
Endereço: Boa Viagem, Niterói
O que é: Ilha com vista para o Pão de Açúcar, o MAC, a orla de Niterói e a entrada da Baía de Guanabara, possui uma igrejinha tombada do século XVIII. Visitações nos feriados e fins de semana.

Foto: Karlla Gavazzoni
Pedra do Índio
Endereço: Praia de Icaraí
O que é: Semelhante a cabeça de um índio com cocar, possui 7 metros de altura e está
situada na Praia de Icaraí.

Pedra de Itapuca
Endereço: Praia de Icaraí
O que é: Itapuca significa, em tupi, “Pedra Furada” ou “Arco de Pedra”. Tem esse nome devido ao formato que tinha até o momento da construção da estrada, que liga as praias de Icaraí e João Caetano (hoje Praia das Flechas). Reproduzida na Bandeira e no Brasão de armas do Município de Niterói. Inspirou a lenda dos índios Cauby e Jurema. Ao longo dos anos, neste ponto da orla, consolidou-se um famoso pico de surfe da cidade e no estado.

Museu Antônio Parreiras
Endereço: Rua Tiradentes, 47, Ingá
O que é: Obras do pintor niteroiense Antônio Parreiras, com acervo de múltiplas tendências estéticas da arte nacional, além de coleção estrangeira bastante significativa. Engloba a casa e o ateliê do artista.
Reprodução: http://www.parreiras.org/
Solar do Jambeiro
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-271
O que é: Casarão construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira. O edifício é um amplo sobrado erguido em uma chácara arborizada, revestido de azulejos típicos das construções portuguesas.
Foto: Marcos Kalil
Museu Janete Costa
Endereço: R. Pres. Domiciano, 178 - Apurar, Niterói - RJ, 24210-271
O que é: Inaugurado em 2012 e situa-se em dois sobrados de 1862 com fachadas neoclássicas. Seu nome é uma homenagem à arquiteta, pesquisadora e especialista em arte popular brasileira, Janete Costa, pernambucana que viveu parte de sua vida em Niterói.

Foto: http://www.neltur.com.br/

Museu do Ingá
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá
O que é: Sediado no antigo Palácio Nilo Peçanha – Palácio do Ingá. Foi, outrora, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Abriga acervo de 4.800 peças, entre mobiliário, porcelana, documentos, esculturas e fotografias.
Foto: Caru Ribeiro (http://www.cultura.rj.gov.br/)

Shopping Icaraí
Endereço: Rua Cel. Moreira César, 229, Icaraí
O que é: Galeria de lojas local do bairro com cafés, lojas e torre comercial

Rua Moreira César
Endereço: Rua Cel. Moreira César, Icaraí
O que é: Principal rua comercial da região com cafés, lojas, galerias e um clima bastante agradável para passeio.

Praia de Icaraí
Endereço: Avenida Jornalista Alberto Torres, Icaraí
O que é: Localizada no interior da Baía de Guanabara, seu nome significa, em tupi, “Água Benta”, “Água Santa”, “Rio Sagrado” ou “Rio Salgado”. Mantém espaço para diversos esportes e um calçadão que permite jogging e caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade. Dela avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o MAC e o relevo da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado, a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos e o Pão de Açúcar.
Foto: Marcos Kalil
Parque Prefeito Ferraz - Campo de São Bento
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n (esquinas com Av. Roberto Silveira e Rua Gavião Peixoto), Icaraí
O que é: Principal parque arborizado da cidade com lago com chafariz, patos, gansos, etc., feira de artesanato, playground etc.


SÃO FRANCISCO, CHARITAS E JURUJUBA

Parque da Cidade
Endereço: Acesso pela estrada da Viração, São Francisco. De carro, táxi ou van (fretada). O acesso de ônibus não é permitido, devido à sinuosidade e ao aclive.
O que é: área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 metros, ocupando uma área de 149.388,90 m². Foi inaugurado em 1976. Possui um mirante com visão panorâmica das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói, relevo do Rio de Janeiro, Ponte Rio-Niterói, Baía de Guanabara, em toda a sua extensão, e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar. O parque é muito freqüentado pelos praticantes de voo livre, que encontram duas rampas para a prática deste esporte.

Foto: Karlla Gavazzoni

Praia de São Francisco
Endereço: Avenida Quintino Bocaiuva, São Francisco, Niterói
O que é: Possui 750m de extensão, amendoeiras e gramíneas que ocupam parte da praia. Suas águas são calmas, com areai clara e fina. Localiza-se numa área residencial. Conta com calçadão em toda a orla usado para passeios, jogging e ciclismo. É ideal também para a prática de esportes à vela. É margeada por bares e restaurantes elegantes, pontos da maior badalação noturna da cidade.

Pôr-do-sol nas pedras de Jurujuba
Endereço: Estr. Gen. Eurico Gaspar Dutra, 1275 - Jurujuba, Niterói - RJ, 24370-195
O que é: Compre umas cervejas, sente nas pedras ao final da enseada e aprecie o pôr-do-sol.

Foto: Marcos Kalil
Fortaleza de Santa Cruz
Endereço: Estrada Eurico Gaspar Dutra, s/n, Jurujuba. Acesso de carro, táxi ou veículo fretado.
O que é: Primeira fortaleza erguida na Baía de Guanabara, sua origem data de 1555. Já em 1612, contando então com vinte bocas de fogo, passa a ser chamada de Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Sofreu várias reformas até a construção atual, datada de 1870, composta de 41 casamatas, distribuídas em dois andares, com canhões seculares. Destacam-se ainda a capela de Santa Bárbara, em estilo colonial; o relógio de sol de 1820, em mármore; as prisões coloniais; os pontos de tortura; o local de fuzilamento e um antigo paiol. Na pracinha funciona um restaurante.
Foto: http://turismo.culturamix.com/
Forte São Luiz e Forte do Pico
Endereço: Estr. do Imbuí, s/n - Jurujuba, Niterói - RJ, 24370-250
O que é: Os Fortes São Luiz e do Pico são construções de épocas distintas e encontram-se situados em um mesmo sítio histórico, à retaguarda da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. O Forte de São Luiz, construído entre 1769 e 1775, situa-se numa área íngreme, entre os morros do Pico e da “Calhambola”; e o Forte do Pico, construído entre 1913 e 1918, situa-se mais a cima, no topo do morro. O acesso ao sítio histórico é feito pelo Forte Barão do Rio Branco, localizado no nível do mar. Deste ponto ao sítio histórico o acesso se dá por uma subida sinuosa, numa trilha asfaltada, que pode ser realizada por serviço de van.

Estação do Catamarã de Charitas
Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, sem nº - Charitas - Niterói - RJ
O que é: Estação de barcas desenhada por Oscar Niemeyer. Possui cafés e lojas. Integra o Caminho Niemeyer.

REGIÃO OCEÂNICA

MAI – Museu de Arqueologia de Itaipu
Endereço: Praça do Canhão, s/n, Itaipu
O que é: Instalado nas ruínas do antigo Recolhimento de Santa Teresa (séc. XVIII), o MAI tem um acervo formado por mais de 1.000 peças, dentre elas artefatos encontrados no sítio arqueológico Duna Grande e blocos-testemunhos do sambaqui de Camboinhas, que evidenciam a presença do homem na região há 8.000 anos.

Foto: Marcos Kalil
Praia de Itacoatiara
Endereço: Praia de Itacoatiara, Itacoatiara, Niterói
O que é: Possui em seus arredores uma vegetação exuberante e suas águas são transparentes e azuladas. Área de preservação ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Situa-se entre os costões do Alto Mourão e do Morro das Andorinhas. Sua extensão de areia é de 700m. No recanto direito, fica a “Prainha”, paraíso para as crianças. Muito freqüentada e procurada pela juventude. Em seus costões, pratica-se também o surfe de pedra. É um paraíso para os surfistas e bodyboarders.
Foto: http://www.adrenalina10.com/
Subir o Costão de Itacoatiara
Endereço: R. das Rosas, 24 - Itacoatiara, Niterói - RJ
O que é: Trilha de 20 a 30 minutos para subir em um dos morros mais lindos da região com vista 360º da orla do Rio de Janeiro.

Morro das Andorinhas
Endereço: Praia de Itaipu, Itaipu, Niterói
O que é: Belíssimo morro com trilha de fácil acesso e vista para Itaipu e Itacoatiara.
Foto: Praia de Itaipu (Marcos Kalil)

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

CAT BARCAS
Praça Arariboia, s/n, Centro (em frente às Barcas)
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h

CAT MAC
Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem (ao lado do MAC)
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h

CAT NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Tursimo S.A.
Estrada Leopoldo Fróes, 773, São Francisco
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h

CAT PARQUE DA CIDADE
Estrada da Viração, s/n, São Francisco
(21) 2610-3157
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h